PAEQ

Sobre o PAEQ – Hemostasia

A finalidade de um programa desta natureza é atender as exigências previstas na legislação de que todo serviço que realiza testes laboratoriais deve participar regularmente de testes de proficiência a fim de assegurar a exatidão e a confiabilidade dos resultados obtidos Além de possibilitar o reconhecimento de possíveis melhorias técnicas e na capacitação dos laboratórios participantes.

Esse programa consiste na produção de amostras com parâmetros-testes que são enviadas aos laboratórios participantes, os quais executam o exame e os resultados são remetidos aos gestores do programa para análise e emissão de relatórios. Espera-se que os resultados dos ensaios clínicos nos laboratórios envolvidos se aproximem o máximo possível do valor real dentro de uma variedade analítica aceitável.

O objetivo deste programa é contribuir para a melhoria da qualidade dos testes laboratoriais relacionados à assistência de pacientes com doenças hemorrágicas hereditárias. A finalidade de um programa desta natureza é possibilitar o reconhecimento de possíveis melhorias técnicas e na capacitação dos laboratórios participantes. Além dos objetivos citados, o PAEQ-Hemostasia visa realizar atividades educativas junto aos profissionais envolvidos no programa.

O Hemocentro da Unicamp possui reconhecimento internacional na assistência de pacientes com coagulopatias. Desde 2009, nossa Unidade de Hemofilia é reconhecida pela Federação Mundial de Hemofilia como um centro internacional de treinamento em hemofilia (International Haemophilia Training Center- World Federation of Haemophilia, IHTC-WFH), além de nossos profissionais participarem como membros das comissões desta organização, incluindo no comitê de diagnóstico laboratorial. O PAEQ-Hemostasia foi desenvolvido pelo laboratório de Hemostasia do Hemocentro da Unicamp e é baseado no International External Quality Assessment Scheme (IEQAS) estabelecido pelo United Kingdom’s National External Quality Assessment Scheme (UK NEQAS) com sede em Sheffield, Inglaterra.

Nessa proposta inicial do PAEQ-Hemostasia, em parceria com o Ministério da Saúde através da coordenação geral do sangue e hemoderivados, fornece recurso financeiro para a aquisição do programa do Hemocentro/Unicamp para a sua instituição. O PAEQ-Hemostasia hoje conta com a participação de 30 laboratórios públicos que são referência aos serviços que prestam assistência a pacientes com coagulopatias hereditárias conveniados ao SUS. Os testes oferecidos são: tempo de protrombina (TP), tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa), dosagem da atividade de fator VIII (FVIII:C), dosagem da atividade de FIX (FIX:C), atividade cofator de ristocetina (CofRist), dosagem do antígeno do fator de von Willebrand (FVW:Ag) e quantificação de inibidor de fatores da coagulação. O cronograma do programa é anual e inclui quatro avaliações. Cada laboratório recebe quatro envios anuais, contendo amostras-testes liofilizadas.

Inscreva-se