SOBRE O

LABORATÓRIO DE HEMOSTASIA


Nossa história teve ínicio em 1987, quando foi implantado o Ambulatório de Hemostasia para atendimento de pacientes com doenças hemorrágicas e trombóticas. Havia a necessidade de um Laboratório especializado, que permitisse diagnóstico precisos, e foi então que a Prof. Dra. Joyce Maria Annichino Bizzacchi iniciou um estágio no INCOR em São Paulo e a bióloga Tânia Siegl fez um treinamento de um mês no Laboratório de Coagulação. Foi então implantado o Laboratório de Hemostasia, no Hospital das Clínicas da Unicamp, onde hoje funciona o Laboratório do Banco de Sangue de Cordão.
Com o passar dos anos o laboratório foi se especializando e hoje estamos localizados no Hemocentro da Unicamp, como laboratório de apoio, ensino e pesquisa em doenças hemorrágicas e trombóticas. Possuimos reconhecimento internacional na assistência de pacientes com coagulopatias e trombose. Desde 2009, nossa Unidade de Hemofilia é reconhecida pela Federação Mundial de Hemofilia como um centro internacional de treinamento em hemofilia (International Haemophilia Training Center- World Federation of Haemophilia, IHTC-WFH), além de nossos profissionais participarem como membros das comissões desta organização, incluindo o comitê de diagnóstico laboratorial.
Um dos diferenciais mais importantes é sermos um laboratório com controle de qualidade externo pelo IEQAS -International External Quality Assessment Scheme e o UK NEQAS – United Kingdom’s National External Quality Assessment Scheme, Inglaterra. Desenvolvemos um programa de avaliação de qualidade de laboratórios nacionais de hemostasia, o PAEQ-Hemostasia, incluindo o treinamento dos participantes.

Fotos do Laboratório

 

fto-prediodsc06184dsc06198dsc06195dsc06194dsc06193dsc06188dsc06199dsc06200dsc06202dsc06204dsc06207

Corpo Clínico

Diretores e Coordenadores:

Diretora Médica: Profa. Dra. Margareth Castro Ozelo

Diretora Médica: Profa. Dra.  Dra. Joyce M. Annichino-Bizzachi

Diretoria da Divisão de Hematologia: Prof. Dr. Erich Vinicius de Paula

Supervisão Médica: Profa. Dra. Marina Pereira Colella