Perguntas Frequentes

Você deverá preencher o cadastro na aba PAEQ e aguardar o nosso contato.

Os laboratórios participantes recebem quatro envios anuais, contendo amostras liofilizadas. Detalhes dos testes a serem executados em cada avaliação são indicados em boletins.

A finalidade de um programa desta natureza é atender as exigências previstas na legislação de que todo serviço que realiza testes laboratoriais deve participar regularmente de testes de proficiência a fim de assegurar a exatidão e a confiabilidade dos resultados obtidos. Além de possibilitar o reconhecimento de possíveis melhorias técnicas e na capacitação dos laboratórios participantes.

Avaliar a capacidade dos laboratórios de realizar o diagnóstico clínico-laboratorial das coagulopatias, através da avaliação de amostras de pacientes pré-diagnosticados.

Os serviços participantes recebem as amostras através de uma empresa especializada em transporte de material biológico. O material é transportado em temperatura ambiente com prazo de 3 a 4 dias para entrega.

– Tempo de Protrombina (TP)

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa)

Dosagem da Atividade de Fator VIII (FVIII:C)

Dosagem da Atividade de FIX (FIX:C)

Quantificação de inibidor de fatores da coagulação

Atividade Cofator de Ristocetina (CofRist)

Dosagem do Antígeno do Fator de Von Willebrand (FVW:Ag)

O desempenho é determinado pela comparação de resultados laboratoriais individuais com o valor alvo de cada teste. Os valores medianos determinados a partir dos resultados dos participantes são usados como valores de consenso ou “alvo” contra o qual o desempenho individual do laboratório pode ser avaliado. O uso da mediana evita o efeito de resultados periféricos e a necessidade de realizar “truncamento” de dados. Quando reagente consistente ou método relacionado forem identificadas diferenças, os resultados dos participantes são avaliados em relação ao grupo.

Em termos gerais, um programa de avaliação externa de qualidade (AEQ) consiste na avaliação regular da exatidão de ensaios laboratoriais regularmente testados nos laboratórios participantes.